Tecnologia
Você sabe como mudar a senha do Wi-Fi?

A rede Wi-Fi da sua casa pode ter o nome e a senha que você quiser. Contudo, para quem não é expert em informática, fazer essa mudança pode não ser tão simples.

Geralmente, quando o técnico instala a rede na sua residência, ela recebe um nome e uma senha padrões que ficam salvos no seu roteador. Você pode fazer a alteração acessando as configurações principais do aparelho, conforme mostraremos nos passos a seguir.

1. Abra a página de configuração do seu roteador

Você pode acessar a página de configuração do seu roteador através de um navegador da web (Chrome, Firefox ou outro) em um computador conectado à sua rede Wi-Fi. 

Se você não conseguir se conectar via Wi-Fi porque não sabe a senha, conecte seu computador diretamente ao aparelho através de um cabo Ethernet. Isso eliminará a necessidade de usar a senha caso tenha esquecido.

Para fazer a conexão, é preciso primeiro descobrir o endereço do seu roteador. Em geral, é possível encontrar o endereço (uma numeração com 8 ou 9 dígitos, iniciada com"192") na parte de baixo do seu aparelho.

Basta digitar essa numeração (incluindo os pontos) na barra de endereços do seu navegador, para abrir a página de configuração do roteador. 

2. Digite o nome deusuário e a senha do seu roteador

Todo roteadorprecisará de um nome de usuário e senha para que você possa acessar asconfigurações.

Se você nunca alterouisso quando configurou o roteador pela primeira vez, é provável que o nome deusuário seja "admin" e a senha também seja "admin". 

É claro que issovaria de modelo para modelo, então, caso não dê certo, você deve pesquisar omodelo do seu roteador online para descobrir as informações exatas delogin. 

3. Abra a seção Wi-Fi/ Wireless

Depois de fazer loginno seu roteador, você precisará encontrar a seção Wi-Fi, que é onde vocêefetivamente fará a mudança.

O nome exato dessa seção varia de fabricante para fabricante, mas geralmente você deve procurar por uma guia ou botão "Wireless" ou "Wireless Settings /Setup". Em português, você pode encontrar "Configurações Wireless".

Se a seção Wi-Fitiver várias subseções, procure por "Wireless Security" ou "Segurança Wireless".

4. Mude a senha da sua internet

Procure a caixa "Password" ou "Senha" — é aqui que você deverá inserir sua nova senha. Caso o roteador peça que você confirme a senha, digite-a novamente sem erros. 

É indicado criar uma senha tão forte quanto possível. Para isso, não use nenhum dado pessoal e tente incluir números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais como "!", "$" E "#".

Uma senha forte geralmente tem pelo menos 8 caracteres.

5. Confira seu tipode segurança

Existem três tipos principais de criptografia Wireless, que é basicamente o que protege seus dados enquanto trafegam pelo seu Wi-Fi. Os tipos são WEP, WPA e WPA2. 

Para a rede mais segura, você deve usar o "WPA2". No entanto, você pode ter problemas para conectar dispositivos mais antigos. Nesse caso, você pode mudar para "WPA" ou "WPA / WPA2". 

Selecionar "WEP" ou deixar a criptografia desativada não é recomendado.

6. Mude o nome da suarede

Também é possível mudar o nome da sua rede no campo "Nome da rede" ou "Network name", caso você queira. O nome não deve incluir nenhuma informação pessoal identificável, pois qualquer pessoa dentro da área do Wi-Fi poderá visualizá-lo.

7. Salve suas configurações

Quando terminar de digitar sua nova senha, clique no botão "Save" ou "Salvar". 

Os dispositivos que estavam conectados à rede serão automaticamente desconectados e você deverá inserir a nova senha em cada um deles. 

E pronto, senha alterada! Mas se ainda ficou alguma dúvida, a equipe Alloha está sempre à disposição para te ajudar!

Veja também

Confira os 8 benefícios de ter uma internet de fibra ótica
Tecnologia
A internet de fibra ótica já é utilizada por grande parte da população no Brasil, e também é uma das principais tendências na telecomunicação dos últimos anos. Conheça suas vantagens.
— Veja mais
Aprenda a criar senhas fortes e seguras para estar sempre protegido
Tecnologia
A nossa rotina é repleta de tecnologia, logins, acessos e links. A modernidade faz parte de nossas vidas, mas também exige um cuidado extra na hora de criar perfis no ambiente virtual.
— Veja mais