Dicas Cotidianas
Explore artes mundo afora pela internet

O período de pandemia fez com que muitos ficassem em casa, sem a possibilidade de passeios ou viagens. Para amenizar o isolamento causado nesta época, o entretenimento tem sido o aliado ideal para continuarmos explorando novas culturas, o que faz nossa mente permanecer ativa. Pela internet, é possível navegar pelo mundo das sete artes – artes sonoras, artes cênicas, pintura, teatro, literatura, artes audio visuais e esculturas.

No entanto, com todos os museus fechados para o público, é difícil ter acesso às principais obras de artes e momentos que marcaram a nossa trajetória como sociedade. Para resolver este problema, museus relevantes em todo o mundo abriram visitas online, em que o usuário consegue explorar o espaço sem sair do seu sofá.

Separamos alguns links dos maiores museus, para você poder viajar pelo mundo pela internet e ter a experiência de conhecer diversas obras de arte:

Louvre

Localizado em Paris, é um dos museus mais prestigiados em todo o mundo. É um marco central da cidade, e conta com mais de 38 mil objetos em exposição. Entre os objetos mais procurados, estão quadro de Mona Lisa, pintado por Leonardo da Vinci no século XVI. Em 2017, foi o museu de arte mais visitado do mundo, com mais de 8,1 milhões de visitantes.  

Visite o Louvre neste link.

Prado

É o museu mais importante da Espanha, localizado em Madrid e com mais de 200 anos de história. Entre as obras, é possível conhecer coleções de pinturas de reis e nobres espanhóis, que mostram artes hispânicas, francesas, flamengas, alemãs e italianas.

Viste o Prado aqui.

Hermitage - São Petersburgo

Localizado em São Petersburgo, na Rússia, é um dos maiores museus de arte do mundo, contemplando obras de todas as épocas, estilos e culturas da história russa.

Comece o tour pelo Hermitage aqui.

Pinacoteca de Brera

Museu italiano, localizado em Milão, contém obras que marcaram época, principalmente de artistas como Rafael, Caravaggio e Giambattista Pittoni. O museu fica instalado em um palácio dos séculos XVI e XVII, sendo considerado um centro cultural no local.  

Conheça a Pinacoteca de Brera neste link.  

Galeria Uffizi

Outro grande museu na Itália, a Galeria Uffizi fica localizada em Florença, sendo um dos mais antigos e famosos do mundo. É conhecido por ter a melhor coleção do mundo de obras da época do Renascimento, de artistas famosos como Leonardo da Vinci, Rafael, Rembrandt, Sandro Botticelli e outros. Também apresenta estátuas de grandes artistas, incluindo Leonardo da Vinci. Uma das obras mais importantes do local é o Nascimento de Vênus, feita por Sandro Botticelli.

Explore a Galeria Uffizi aqui.

Museu Arqueológico de Atenas

Conhecido como um povo repleto dehistórias e descobertas, os gregos mantêm suas principais obras de arte no Museu Arqueológico de Atenas, na Grécia. Entre as coleções, estão a Coleção Neolítica – com peças das grandes civilizações que se desenvolveram no mar Egeudo século XI ao XI – e coleção de esculturas gregas, com diversas obras-primas.

Navegue pelo Museu Arqueológico neste link.

Museu Britânico

Fundado em Londres em 1753, o Museu Britânico possui uma coleção vasta de peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas. O museu possui muitas características da sociedade inglesa vitoriana, mas não deixa escapar o pensamento político e científico do século XIX.

Visite o Museu Britânico neste link.

Galeria Nacional de Arte – Washington

Para não acharmos que somente a Europa reúne os maiores museus, também separamos um importante, localizado em Washington, Estados Unidos: a Galeria Nacional de Arte. Fundada em 1937, já soma quase 5 milhões de visitantes, sendo considerado um dos 10 museus de arte mais visitados do mundo. No local, é possível ter acesso a mais de 2 mil esculturas, pinturas e obras de arte.

Conheça a Galeria Nacional de Arte aqui.

Coleção da Google

Para aqueles mais tecnológicos, o Google conta com uma ferramenta de Artes e Cultura, que é separada por artistas, materiais, movimentos de arte, eventos históricos, figuras histórias e outros marcos. É possível também explorar obras por período e cores, caso esteja precisando de uma inspiração.

A Coleção do Google fica disponível neste link.

E você, se inspirou com as visitas online? Aproveite a internet fibra da Alloha para viajar pelo mundo de forma rápida!

Veja também

Tecnologia em prol da sua saúde: Conheça canais no YouTube que podem diminuir o estresse e a ansiedade
Dicas Cotidianas
Cada dia que passa, mais pessoas são levadas pelo sentimento de ansiedade, que pode desencadear sofrimento e até mesmo gerar estresse. Mas, afinal, você sabe o que é ansiedade?
— Veja mais
Conheça os principais canais do YouTube sobre nutrição e cuide da sua saúde
Dicas Cotidianas
Desde 1949, ano da criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas, o Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto para homenagear estes profissionais de saúde.
— Veja mais