Dicas Cotidianas
Explore artes mundo afora pela internet

O período de pandemia fez com que muitos ficassem em casa, sem a possibilidade de passeios ou viagens. Para amenizar o isolamento causado nesta época, o entretenimento tem sido o aliado ideal para continuarmos explorando novas culturas, o que faz nossa mente permanecer ativa. Pela internet, é possível navegar pelo mundo das sete artes – artes sonoras, artes cênicas, pintura, teatro, literatura, artes audio visuais e esculturas.

No entanto, com todos os museus fechados para o público, é difícil ter acesso às principais obras de artes e momentos que marcaram a nossa trajetória como sociedade. Para resolver este problema, museus relevantes em todo o mundo abriram visitas online, em que o usuário consegue explorar o espaço sem sair do seu sofá.

Separamos alguns links dos maiores museus, para você poder viajar pelo mundo pela internet e ter a experiência de conhecer diversas obras de arte:

Louvre

Localizado em Paris, é um dos museus mais prestigiados em todo o mundo. É um marco central da cidade, e conta com mais de 38 mil objetos em exposição. Entre os objetos mais procurados, estão quadro de Mona Lisa, pintado por Leonardo da Vinci no século XVI. Em 2017, foi o museu de arte mais visitado do mundo, com mais de 8,1 milhões de visitantes.  

Visite o Louvre neste link.

Prado

É o museu mais importante da Espanha, localizado em Madrid e com mais de 200 anos de história. Entre as obras, é possível conhecer coleções de pinturas de reis e nobres espanhóis, que mostram artes hispânicas, francesas, flamengas, alemãs e italianas.

Viste o Prado aqui.

Hermitage - São Petersburgo

Localizado em São Petersburgo, na Rússia, é um dos maiores museus de arte do mundo, contemplando obras de todas as épocas, estilos e culturas da história russa.

Comece o tour pelo Hermitage aqui.

Pinacoteca de Brera

Museu italiano, localizado em Milão, contém obras que marcaram época, principalmente de artistas como Rafael, Caravaggio e Giambattista Pittoni. O museu fica instalado em um palácio dos séculos XVI e XVII, sendo considerado um centro cultural no local.  

Conheça a Pinacoteca de Brera neste link.  

Galeria Uffizi

Outro grande museu na Itália, a Galeria Uffizi fica localizada em Florença, sendo um dos mais antigos e famosos do mundo. É conhecido por ter a melhor coleção do mundo de obras da época do Renascimento, de artistas famosos como Leonardo da Vinci, Rafael, Rembrandt, Sandro Botticelli e outros. Também apresenta estátuas de grandes artistas, incluindo Leonardo da Vinci. Uma das obras mais importantes do local é o Nascimento de Vênus, feita por Sandro Botticelli.

Explore a Galeria Uffizi aqui.

Museu Arqueológico de Atenas

Conhecido como um povo repleto dehistórias e descobertas, os gregos mantêm suas principais obras de arte no Museu Arqueológico de Atenas, na Grécia. Entre as coleções, estão a Coleção Neolítica – com peças das grandes civilizações que se desenvolveram no mar Egeudo século XI ao XI – e coleção de esculturas gregas, com diversas obras-primas.

Navegue pelo Museu Arqueológico neste link.

Museu Britânico

Fundado em Londres em 1753, o Museu Britânico possui uma coleção vasta de peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas. O museu possui muitas características da sociedade inglesa vitoriana, mas não deixa escapar o pensamento político e científico do século XIX.

Visite o Museu Britânico neste link.

Galeria Nacional de Arte – Washington

Para não acharmos que somente a Europa reúne os maiores museus, também separamos um importante, localizado em Washington, Estados Unidos: a Galeria Nacional de Arte. Fundada em 1937, já soma quase 5 milhões de visitantes, sendo considerado um dos 10 museus de arte mais visitados do mundo. No local, é possível ter acesso a mais de 2 mil esculturas, pinturas e obras de arte.

Conheça a Galeria Nacional de Arte aqui.

Coleção da Google

Para aqueles mais tecnológicos, o Google conta com uma ferramenta de Artes e Cultura, que é separada por artistas, materiais, movimentos de arte, eventos históricos, figuras histórias e outros marcos. É possível também explorar obras por período e cores, caso esteja precisando de uma inspiração.

A Coleção do Google fica disponível neste link.

E você, se inspirou com as visitas online? Aproveite a internet fibra da Alloha para viajar pelo mundo de forma rápida!

Veja também

Confira as estreias dos principais streamings para setembro
Dicas Cotidianas
Como sempre, os serviços de streaming vem crescendomensalmente, com estreias para deixar os assinantes cada vez mais ligados nas novidades de séries, filmes e documentários.
— Veja mais
5 canais do youtube para você se preparar para concursos públicos
Dicas Cotidianas
Sem dúvidas você já ouviu falar sobre Concursos Públicos: alguém que esteja estudando para passar em uma prova ou uma pessoa que tenha o sonho de ser aprovado. Veja nossas dicas.
— Veja mais