Economia
7 dicas de como conseguir emprego pela internet

A internet mudou completamente a maneira que nos relacionamos com o mundo. Hoje é possível consumir todo tipo de entretenimento sem sair de casa, ter acesso a qualquer tipo de informação relacionada a qualquer assunto e entrar em contato com alguém que mora no outro lado do mundo. Todas essas mudanças recentes provocadas pela internet acabaram modificando profundamente o mercado de trabalho. Carreiras que antigamente eram consideradas fundamentais, agora nem existem e outros tipos de empregos apareceram graças aos avanços tecnológicos. O profissional que deseja acompanhar estas mudanças precisa conhecer bem o mercado de trabalho e utilizar todas as informações disponíveis na rede para se manter atualizado. Neste post iremos discutir as principais maneiras de se encontrar o trabalho dos sonhos usando a internet.

Dica 1 – Comece pelos sites das principais empresas do setor 

Apesar de óbvia, esta primeira dica é muito importante. Geralmente grandes empresas anunciam novas vagas de emprego através do site oficial ou blog. É importante criar uma rotina para conferir a abertura de novas vagas, visitando pelo menos uma vez por semana os sites destas empresas. Além disso, conferindo este tipo de informação com frequência você poderá entender as tendências de mercado, e talvez traçar uma nova estratégia de aprimoramento profissional de acordo comas demandas de sua área.

Dica 2 – Use as redes Sociais

É importante manter seu perfil o mais profissional possível, mesmo em redes puramente sociais como o Facebook e o Instagram. Imagine que seu futuro chefe acesse seu Facebook e encontre algum post antigo em que você critica uma empresa que trabalhou. Esse tipo de informação já vem sendo considerado por muitas empresas como determinante no momento da contratação, portanto é importante manter suas redes sociais neutras e organizadas.

Dica 3 – Utilizando o Facebook para encontrar emprego

Existem algumas maneiras interessantes de buscar emprego utilizando o Facebook. Os grupos fechados que ofertam vagas para determinadas áreas é uma delas. Verifique se existe este tipo de grupo em sua área de interesse e faça o possível para entrar no mesmo. Este tipo de grupo geralmente é moderado por pessoas que são da área e que verificam se as vagas estão de acordo com o valor e as demandas aplicadas pelo mercado.

Procure também por grupos de trabalho que ofertam empregos em sua região. Estes geralmente recebem as vagas antes mesmo dos sites de busca de emprego e em alguns casos até antes do site da empresa.

Outra opção interessante é a nova ferramenta Facebook Empregos. Esta opção está disponível como último item da aba lateral do seu Facebook e através dela é possível procurar empresas que estão contratando em sua região. O diferencial desta ferramenta é a opção de segmentar sua busca por tipos de contrato de trabalho e carga horária. Apesar da ferramenta ter sido implementada recentemente, algumas empresas já estão utilizando. Vale a pena conferir!

Dica 4 – Sites de busca de emprego

Existem muitos sites que servem como um grande catálogo de empregos, tendo a possibilidade de segmentar por região ou por tipo de profissão. A grande maioria deles cobra algum valor para que você tenha acesso a vaga, porém oSINE é gratuito e oferece uma grande variedade de vagas. É importante criar um currículo completo pela própria plataforma do site, com todas as informações solicitadas e os detalhes relacionados a sua carreira, aumentando assim as suas chances de ser contratado.

Dica 5 – Linkedin

O Linkedin é uma rede social focada em networking profissional, com ela é possível fazer contato com RH de empresas, conversas com outros colegas que trabalharam com você e até mesmo fazer um currículo completo incluindo cursos e outras atividades profissionalizantes que você tenha realizado ao longo dos anos. Pelo seu foco profissional é importante fazer o cadastro o mais completo possível, adicionando nos campos adequados experiencias e cargos que você já ocupou. Você também pode testar o Linkedin Premium por um mês gratuitamente, com esta ferramenta você poderá acompanhar as pessoas que visitam seu perfil, além de contar com um sistema que lhe avisa caso alguma vaga apropriada para você ofertada por alguma empresa.

Algumas vagas de empresas mais novas estão aceitando candidaturas apenas pelo Linkedin, transformando essa em uma das principais ferramentas de quem procura um novo emprego.

Dica 6 – Fique sempre atualizado

Hoje em dia é possível aprender qualquer tipo de conteúdo na Internet. Um usuário com uma internet de alta performance poderá assistir vídeos, baixar apostilas e e-books relacionados aos mais variados assuntos. É possível encontrar na rede alguns cursos gratuitos que oferecem certificação, mas existem opções decursos com custo baixo como por exemplo a Udemy que oferece cursos de qualidade por preços acessíveis. 

Dica 7 – Amplie seus horizontes

Caso você possua uma internet de alta qualidade, aproveite para explorar novas possibilidades de carreira e emprego, como por exemplo a opção de home office. Pense em como adaptar a sua profissão para esta realidade e se for possível, aproveite as facilidades da internet para divulgar seu trabalho e criar uma rede de contatos profissionais. Além disso você pode dedicar algumas horas de seu tempo para novas opções como tentar profissionalizar algum hobby.Existem pessoas por exemplo que ganham bem fazendo transmissões ao vivo de jogos de computador tanto no Youtube, Twitch e recentemente até mesmo no Facebook.Na internet não existe resposta errada, além disso, como existe muito conhecimento e ferramentas gratuitas, o investimento acaba sendo praticamente nulo.

Estas foram apenas algumas dicas para aproveitar sua internet de alta qualidade para encontrar empregos e até mesmo buscar novos tipos de carreira. Conheça a Alloha e aproveite todas as vantagens de possuir uma internet banda larga de qualidade!

Veja também

Tá com a grana apertada? Conheça 5 canais do youtube que vão te ajudar a economizar
Economia
Anotar gastos, guardar o dinheiro que sobra e sair do vermelho. Essas são algumas das aspirações das pessoas que desejam saber gerenciar melhor seu dinheiro e economizar!
— Veja mais
A falta de wi-fi e o custo sem esse recurso
Economia
Você contratou uma banda larga, mas percebeu que não tem como usar seu celular e de sua família e nem que seus filhos possam jogar online, pois não há conexão remota. Problema a vista!
— Veja mais